Fundação Lwini Entrega Primeira Residência do Projecto Habitação Feliz

Para saudar o seu 20º Aniversário, a  Fundação Lwini procedeu à entrega da primeira residência integrada no âmbito do projecto “Habitação Feliz” , no Bairro Capalanga em Luanda, em acto inaugural Presidido pela Secretária de Estado da Acção Social, família e Promoção da Mulher, Drª Ruth Mixinge, assistido pela Secretária de Estado Ângela Mingas e Membros da Fundação Lwini.

O beneficiário Patrício Ribeiro deficiente visual de 34 anos e estudante universitário do 3º ano do curso de Psicologia da Universidade Jean Piaget, agradeceu o gesto que permitiu unificar a sua família (esposa e dois filhos), até então separados por falta de uma residência.

Juntos há sete anos o casal teve que viver, alternadamente, em casa dos seus pais e irmãos. 

Este apoio foi possível graças à intervenção da comunicação social que prontamente levou ao conhecimento da opinião pública da precária situação em que o casal se encontrava. 

O apelo foi ouvido pela Fundação Lwini que o contactou em Setembro de 2017, tendo concretizado o seu desejo com o apoio de alguns parceiros, com destaque para o Ministério da Acção Social, Família  e Promoção da Mulher (Masfamu).

A Secretária de Estado ao pronunciar-se no acto, referiu-se à velha máxima segundo a qual “quem casa, quer casa”, enaltecendo deste modo o facto de, com este gesto, se unificar uma família.

Na mesma ocasião encorajou outras Entidades a seguirem iniciativas deste género , unificando famílias e permitindo que as crianças cresçam num ambiente harmonioso em companhia dos seus progenitores

O Director Executivo da Fundação Lwini ao referir-se ao projecto, considerou importante o apoio particular prestado pela família do beneficiário, em particular do Pai do jovem Patrício na cedência do terreno.

Tal como enfatizou o Director Executivo da Fundação Lwini, este projecto, denominado “Habitação Feliz” surge com esta configuração de forma pontual e servirá para orientar a área de projectos da Fundação Lwini em iniciativas que visem não só a unificação familiar, mas acima de tudo garantindo a sua autonomia financeira,  neste caso através da construção de um pequeno estabelecimento comercial (cantina).

Para o efeito, estão previstos cursos de formação sobre gestão de pequenos negócios.

O grande objectivo deste projecto é assegurar que o beneficiário termine a sua formação académica com os seus próprios recursos independentemente da sua condição física, e ao mesmo tempo que  poderá servir de referência para outros jovens.

A residência de tipologia T2 foi devidamente apetrechada, tendo anexa uma cantina e armazém. A obra teve um custo equivalente a 12.185.139,42 Kwanzas.