Biografia Oficial

Ana Paula dos Santos

ANA PAULA CRISTÓVÃO LEMOS DOS SANTOS nasceu em Luanda a 17 de Outubro de 1963, tendo feito os seus estudos primários em escolas da capital. Cedo se sentiu atraída pela abertura ao mundo proporcionada pela navegação aérea, tendo sido assistente de bordo das Linhas Aéreas de Angola durante dez anos.

Em simultâneo tirou o curso médio de Pedagogia, na especialidade de História e Geografia. Concluiu mais tarde o Curso Superior de Direito, na Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto.

Contraiu matrimónio com o 2º Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, no dia 17 de Maio de 1991. Do enlace matrimonial nasceram três filhos: Eduane Danilo (nascido a 29/09/1991), Joseana (nascida a 5/4/1995) e Eduardo Breno (nascido a 2/10/1998), incluindo o núcleo familiar mais cinco filhos do lado paterno, anteriores ao casamento.

Como mulher e sensível aos problemas do seu país, na sua condição de Primeira Dama, desde os primeiros momentos decidiu assumir uma postura activa na vida das populações mais desfavorecidas, ao lado do Presidente da República, no cumprimento dos superiores interesses do Estado Angolano.

Em 1992, Ana Paula dos Santos participou com mais de 60 esposas de Chefes de Estado e de Governo de África, América, Ásia, Europa e Oceânia na Cimeira sobre a Promoção Económica das Mulheres Rurais, em Genebra/Suiça por iniciativa da Rainha Fabíola da Bélgica e das esposas dos Chefes de Estado e do Governo da Nigéria, Ghana, Colômbia e Egipto, com o apoio do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Eleita membro do Comité Director Internacional, em representação da África Subsariana, juntamente com representantes da Nigéria e do Senegal, participou nas reuniões ordinárias de 1994 em Bruxelas (Bélgica) e de 1996 em Ammãn (Jordânia).

Em Angola, Ana Paula dos Santos está directamente envolvida na solução dos problemas mais candentes da Nação, com especial destaque para as populações deslocadas em resultado do conflito pós-eleitoral de 1992. São conhecidas as suas iniciativas directas e o apoio que concede a projectos e actividades que respondem às necessidades nacionais da mulher rural e seu desenvolvimento, da saúde materno-infantil, da situação das crianças, em particular das mais vulneráveis (órfãs e abandonadas), da educação das crianças e jovens, da defesa e protecção do ambiente, etc.

Por essas razão deslocou-se em 1993 em visita de trabalho aos Estados Unidos da América, com o objectivo de sensibilizar as organizações humanitárias e a Câmara de Comércio dos E.U.A, e posteriormente, à Republica Popular da China, sempre em busca de apoios para minimizar os efeitos da guerra.

Nesse mesmo ano esteve presente no encontro das Primeiras Damas Africanas, à margem da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Organização de Unidade Africana (OUA), onde prestou informações sobre a situação das populações angolanas, em especial das mulheres e crianças, e manifestou o seu empenho em lutar pela paz em Angola e em África.

Em Fevereiro de 1997 participou em Washington na Cimeira de Micro-Crédito e assumiu, ao lado de outras esposas de Chefes de Estado e de Governo e de outras personalidades mundiais, o compromisso de contribuir para a erradicação da pobreza no seu país até ao ano de 2015.

Várias outras iniciativas de ordem cultural, desportiva e recreativa encontraram sempre o estímulo e o apoio possível de Ana Paula dos Santos, que é uma participante activa de várias organizações e instituições nacionais, servindo de incentivo à execução de projectos que têm como objectivo servir a comunidade angolana.

Ana Paula dos Santos é Instituidora e Presidente da Fundação Lwini, cuja missão é a angariação de fundos e a execução de projectos de apoio às vítimas das minas terrestres e às comunidades rurais, com especial destaque para as mulheres. Neste contexto, assumiu a presidência do Comité Nacional para a Promoção da Mulher Rural, para melhor poder advogar a favor das questões que mais preocupam as mulheres no meio rural.

Pela sua sensibilidade, a Primeira Dama de Angola adora conviver com as crianças e os velhos de terceira idade. Ela é Presidente Honorária de várias organizações filantrópicas, como por exemplo a Associação Mundo do Amor, a Associação de Cegos e Amblípes de Angola e do Centro de Meninas de Rua. É também Madrinha do Hospital Pediátrico de Luanda, mobilizando apoios para a manutenção do hospital e colaborando na evacuação para o exterior do país de crianças com patologias graves.

Pela sua sensibilidade, Ana Paula dos Santos presta particular atenção e  adora conviver com crianças e pessoas idosas. Ela é Presidente Honorária de várias organizações filantrópicas, como por exemplo a Associação Mundo do Amor, a Associação de Cegos e Amblíopes de Angola e do Centro de Meninas de Rua. Enquanto 1ª Dama foi madrinha foi do Hospital Pediátrico de Luanda, mobilizando apoios para a manutenção do hospital e colaborando na evacuação para o exterior do país de crianças com patologias graves.

Em 2001, assina com a petrolífera CHEVRON, e com o patrocínio da organização norte americana WHELLCHAIR FOUNDATION, um acordo de assistência para o fornecimento de meios de locomoção e equimentos de compensação.

Ana Paula dos Santos foi Fundadora e Presidente do Comité Miss Angola, que, com o propósito de valorizar a beleza a as qualidades morais e intelectuais da mulher angolana, realizou dez concursos a nível nacional e tem nove participações a nível internacional, tanto no concurso de Miss Universo como o Miss Mundo.

Em Março de 2008 foi agraciada com o Prémio “A Mulher e o Desporto” em Ammãn, na Jordânia outorgado pelo Comité Olímpico Internacional, pela sua dedicação à promoção do desporto para pessoas com deficiência.

Em Novembro, recebeu o Troféu Raça Negra 2010, no Brasil, em São Paulo, outorgado pela Fundação Afro-Brasileira de Desenvolvimento sócio-cultural, uma ONG fundada por artistas, intelectuais e autoridades brasileiras em virtude do seu trabalho em prol da cidadania e da identidade.

Ana Paula dos Santos é ainda Presidente do Comité Miss Angola, que, com o propósito de valorizar a beleza a as qualidades morais e intelectuais da mulher angolana, realizou já dez concursos a nível nacional e tem nove participações a nível internacional, tanto no concurso de Miss Universo como no de Miss Mundo.

Em Março de 2008 foi agraciada com o Prémio “A Mulher e o Desporto” em Amman, na Jordânia outorgado pelo Comité Olímpico Internacional, pela sua dedicação à promoção do desporto para deficientes.

Em Novembro, recebeu o Troféu Raça Negra 2010, no Brazil, em São Paulo, outorgado pela Fundação Afro-Brasileira de Desenvolvimento sócio-cultural, uma ONG fundada por artistas, intelectuais e autoridades brasileiras em virtude do seu trabalho em prol da cidadania e da identidade.

Como Presidente do Conselho Geral e de Curadores da Fundação Lwini promove galas internacionais de angariação de fundos, torneios de futebol e de basquete, provas de atletismo, sendo organizada todos os anos a Taça Lwini maior movimento nacional de desporto paraolímpico, de caráter internacional com o apoio técnica do Comité Paralímpico Angolano.