Hospital David Bernardino Beneficia de Meios Para Avaliação Cardiológica

A Fundação Lwini em parceria com a Agência Turca de Cooperação e Coordenação (TIKA) e o apoio da Embaixada da Turquia em Angola,  doaram equipamentos médicos ao serviço de cardiologia pediátrica do Hospital Pediátrico “David Bernardino”, no âmbito do projecto “Pequenos Corações, Grandes Futuros.

Falando durante o acto de entrega, o Embaixador daquele País referiu que a TIKA trabalha em várias áreas, e a oferta visa contribuir de forma singela para a melhoria daquele importante serviço médico.

O Director Executivo da Fundação Lwini, Alfredo Ferreira, referiu que a oferta surge na sequência de uma solicitação feita pelo hospital em 2014 à representação Diplomática da República da Turquia.

Por se tratarem de equipamentos médicos, houve necessidade de se envolver pessoal médico para se fazer o levantamento das reais necessidades e se determinarem as suas especificações, daí o longo período, até à sua concretização.

Conforme enfatizou na ocasião, esta doação de equipamento  não é uma iniciativa isolada, porquanto já foram efectuadas outras doações. 

Lembrou não ser a primeira vez que se efectiva o apoio ao hospital, tendo há alguns anos sido entregue medicamentos, e fornecidos meios de locomoção (cadeiras de rodas, muletas, canadianas, andarilhos, etc)

A doação é composta por um ecocardiografico (ultra som), um oxímetro de pulso portátil, um elecrocardiógrafo, um esfigmomanômetro e uma unidade de monitorização, a que se juntam doze cadeiras de rodas (sendo 2 para adultos e 10 para crianças), 6 andarilhos, 20 pares de muletas e nove aparelhos de ar condicionado.

O acto foi assistido para além do Embaixador da Turquia, pelo Secretário de Estado para área hospitalar, Dr. Altino Matias, em representação da Ministra da Saúde, Drª. Sílvia Lutucuta, a Vice-Presidente da Fundação Lwini, Dra. Joana Lina, a representante da TIKA, Seylan Imre, assim como Membros da Fundação Lwini, da Embaixada da Turquia e do hospital Pediátrico “David Bernardino”.