PROJECTO “Integrar pelo Trabalho e Natal Encantado”

  •  

    Inauguração do Centro de Explicações escolares e residência

  •  

    Doação de diversos bens à comunidade

 A Fundação LWINI realizou na Comuna de Bom Jesus – Bairro Kafucussa (Municipio de Icolo e Bengo) – os seguintes actos alusivos ao encerramento das suas actividades do ano de 2020

  • Inauguração do Centro de Explicações escolares e residência;
  • Natal Encantado – confraternização com as crianças da comunidade;
  • Cerimónia de doação de diversos bens à comunidade;

Actividade ficou marcada com a presença da Presidente e Instituidora da Fundação, Drª Ana Paula dos Santos, Membros Curadores, Patrocinadores e Convidados.

O Centro de Explicações denominado “Nunca é Tarde” é uma iniciativa privada do cidadão com deficiência motora Sr. Abraão Rafael, que vive naquela comunidade em companhia da sua família em condições de extrema precariedade, tendo sido a 30 de Junho eleito como beneficiário de uma projecto de auto-sustentabilidade que incluiu a construção de raiz do Centro de explicações com capacidade para 68 crianças e de uma residência unifamiliar destinada a acolher a sua família.
Prevê-se que este projecto venha a integrar cerca de 350 crianças e adultos em termos de superação em matéria escolar e alfabetização.

Trata-se de um cidadão autodidata e dotado de uma excelente capacidade profissional e organizacional, destacando-se na comunidade pelo seu exemplar espírito altruísta.

A Fundação LWINI financiou na totalidade a obra ao abrigo do “Programa Integrar pelo trabalho”, cujo objectivo é promover o auto-emprego a pessoas com deficiência, através de iniciativas que promovam a resolução de problemas relacionados com a descriminação e igualdade de oportunidades.

Este programa teve início em 2013 e até à presente data já promoveu e financiou projectos a mais de 1 500 beneficiários em todo o país, através da doação de kits de trabalho (moageiras, material informático, triciclos motorizados, kits de parteiras tradicionais, etc), além da construção de Centros de Produção nas províncias da Lunda Sul e Bengo que acolhem mais de 50 profissionais em áreas como a produção de artesanato local e costura.

O custo total desta obra ficou orçado em cerca Kzs. 15 885 000,00 (quinze milhões, oitocentos e oitenta e cinco Kwanzas), que inclui a obras de construção civil e apetrechamento, tendo o espaço (terreno) sido gentilmente cedido pela Administração Municipal de Icolo e Bengo e o apetrechamento do Centro pelo Ministério da Educação (carteiras).
O Projecto “Natal Encantado” teve inicio em 2009 e tem dimensão nacional. Esta é a sua 13ª Edição e já percorreu nas províncias de Luanda, Cuanza Sul, Cuanza Norte, Uige, Bié e Bengo) como objectivo principal de promover momentos de recreação natalícia às crianças mais carenciadas, principalmente do meio rural.


Para este ano foram identificadas 100 crianças daquela comunidade com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos de idade que irão beneficiar de brinquedos, material escolar e um Kit de higiene pessoal.

Devido às restrições impostas pelo momento actual, o acto decorrerá obedecendo a todas as normas de biossegurança devendo as crianças manter o devido distanciamento social.

Para encerrar o acto, a Fundação LWINI procederá à entrega de uma doação à comunidade daquela bairro e composta por bens alimentares, equipamentos agrícolas, vestuário e calçado diverso.