PROJECTO: Formação Especializada em Tecnologia de Reabilitação

PROJECTO: Formação Especializada em Tecnologia de Reabilitação

PRAZO DE IMPLEMENTAÇÃO: 15 a 20 de Setembro

Este projecto deriva de uma iniciativa da Fundação Lwini, em parceria com o Instituto Nacional para o Ensino Especial e a Empresa IZONGA Comercial, com a qual se pretende proporcionar a professores provenientes de escolas de ensino Especial em que estão a ser desenvolvidos projecto de ampliação e redimensionamento em Centros de Recurso Multifuncionais para a inclusão, patrocinadas ou não pela Fundação Lwini. O acesso a uma formação especifica que poderá proporcionar-lhes um conjunto de conhecimentos técnicos-básicos e avançados que lhes permitam apoiar pessoas com disfunções neuromotoras graves, pessoas com autismo, pessoas com Síndrome de Down a vencer os obstáculos com que se defrontam nos diversos percursos da sua vida diária.

Para a realização deste projecto foram definidas de cada um dos parceiros do seguinte modo:

Fundação Lwini: Entidade promotora, responsabilizar-se-á pelas despesas com os formadores internacionais (deslocação, estadia e honorárias).

IZONGA Comercial: Entidade promotora, responsabilizar-se-á pela disponibilização do local de formação bem como de todo o equipamento específico, necessário para a formação.

Ministério da Educação, através do INEE: Entidade beneficiadora, responsabilizar-se-á pelos custos associados à estadia e deslocação dos formandos das províncias de origem para Luanda.

Esta formação é dirigida a profissionais e estudantes de áreas que lidam directamente com crianças, jovens e adulto com disfunções diversas, com ênfase nas neuromotoras, sensoriais e cognitivos de preferência com alguma experiência no contacto directo com portadores de disfunções neuromotoras graves.

Numa primeira etapa que teve lugar em Agosto de 2013, foram abrangidos 20 professores das Escolas do Ensino Especial das províncias do Bengo, Benguela, Cabinda, Huíla e Luanda, numa proporção de 4 professores de cada escola.

Esta formação será dada por técnicos da Empresa ANDITEC-Tecnologias de Reabilitação Lda, sedeada em Portugal, dedicada em exclusividade ao apoio tecnológico de pessoas com deficiência, incidindo as suas acções em 4 áreas principais:

  • Comercialização de produtos de apoio nas áreas de acessibilidade física e acessibilidade digital;
  • Formação Especializada em tecnologia de apoio;
  • Avaliação especializada;
  • Investigação e Desenvolvimento.