LANÇAMENTO DA 4ª FASE DO PROJECTO “ESPERANÇA, MOBILIDADE E LIBERDADE

PROJECTO “ESPERANÇA, MOBILIDADE E LIBERDADE”

No âmbito da 4ª fase do seu projecto “Esperança, Mobilidade e Liberdade”, que visa a atribuição e distribuição de meios de apoio à locomoção a pessoas portadoras de deficiência a Fundação Lwini entregou, 70 (cadeiras de rodas, muletas canadianas, triciclos manuais e motorizados).

Dos meios, 10 destinam-se a crianças, 10 ao Movimento Nacional dos Jovens Universitários de Angola (MNJUA), 10 a Associação Nacional dos Estudantes Universitários de Angola (ANEUD) e 40 a pessoas particulares que fizeram o pedido a instituição.
Ao proceder a entrega simbólica das cadeiras às crianças, a curadora da Fundação Dr.ª Ana Maria Guimarães referiu que todos os meninos passaram por um processo de avaliação para ver se se adaptavam as cadeiras, pois cada uma é adaptada a deficiência de cada um.

Lembrou que o gesto enquadrou-se nas comemorações do mês da Fundação (30 de Junho).

Por sua vez, a chefe de departamento de projectos da Fundação, Elda Doutel, garantiu haver um acompanhamento aos beneficiários, desde que recorram a fundação, para que a sua necessidade seja assegurada.

Informou ainda que os adultos beneficiários que têm uma profissão recebem igualmente kits de trabalho para terem a sua autonomia.

Uma das crianças beneficiadas, Georgiane Pereira da Gama de 16 anos, agradeceu o gesto da instituição, referindo que a cadeira permitir-lhe-á realizar as suas actividades com mais facilidade, com destaque para a deslocação à escola.

Por sua vez, José Valenciano Ginga, tesoureiro da ANEUD, que recebeu igualmente uma cadeira, destacou a disponibilidade da instituição que sempre tem privilegiado os necessitados, lamentando no entanto as barreiras arquitectónicas nas instituições e na cidade para a locomoção dos portadores de deficiência.

O projecto “Esperança, Mobilidade e Liberdade” é desenvolvido desde 2001, tendo até ao momento sido beneficiadas 16.200 pessoas.

Em 2014 concentrou a distribuição de meios de locomoção a instituições hospitalares e de assistência e, distribuiu cerca de 1.500 unidades, entre cadeiras de rodas para adultos e crianças e, canadianas para adultos.