I SIMPÓSIO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA DO CMFRAAN

O Centro de Medicina e Reabilitação Física Dr. António Agostinho Neto realizou, nos dias 3 e 4 de Maio na Biblioteca Provincial do Huambo, o Simpósio de Tecnologia Assistiva para Pessoas com Deficiência sob lema: “Inovar para Melhorar a Vida dos Utentes”, em parceria com o Gabinete provincial da Saúde e com o apoio da Fundação Lwini.

Durante a abertura do simpósio, a Directora do Gabinete da Saúde, Jovita André, afirmou ser necessário que os profissionais desta área prestem serviços com base na humildade, espírito de solidariedade e amor ao próximo, com vista a fazerem face aos desafios do sector, voltados para humanização da assistência médica e medicamentosa.

A Delegação da Fundação Lwini, composta por Membros Curadores, integrou ainda parceiros da Instituição, nomeadamente do Hospital Geral dos Cajueiros (Municipio do Cazenga), que aproveitaram o evento para fazerem uma profunda abordagem sobre um tema muito actual, a iniciativa de combate à anemia falciforme.

Trata-se de um Projecto financiado pela Empresa petrolífera CHEVRON e cuja acção visa a minimização dos efeitos causados pela doença, nomeadamente o nascimento de muitos seres diminuidas fisicamente em função da gravidade da doença.

O Director Executivo da Fundação LWINI interviu no Simpósio na qualidade de prelector, tendo-se debruçado especificamente sobre a experiência da Instituição no capítulo da tecnologia assistiva, ao longo de mais de 20 anos.

Na sua breve abordagem, foram apresentados os programas e projectos da Fundação LWINI, cuja implementação tem incidido fundamentalmente na melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência, através da sua inclusão, habilidade no aprendizado, trabalho e integração na familia e na sociedade.

Ao referir-se à estratégia da Instituição que dirige, o Director Executivo da Fundação Lwini recomendou a necessidade de aperfeiçoamento dos mecanismos relacionados com a tecnologia assistiva dos beneficiários, tendo ressaltado a pertinência na escolha do tema para este Simpósio.

Ao intervir na cerimónia solene de encerramento, a Drª Joana Lina Ramos Baptista Cândido na qualidade de Governadora da Província do Huambo, manifestou igualmente a sua grande satisfação pelo facto do referido evento se realizar naquela parcela do território, reforçando a tese segundo a qual é necessário que ao nível de todos os sectores da vida política, económica e social do País,  seja cada vez mais respeitada a dignidade humana,  quando se trata do atendimento sanitário junto das unidades hospitalares.

A esse propósito dirigiu em particular uma palavra de alento aos profissionais de saúde, cuja actividade manifesta-se pelo nobre propósito de cuidar daqueles que se socorrem dos seus préstimos, em especial as pessoas com deficiência.  Como enfatizou, a sua condição física exige um maior comprometimento ético e deontológico de todos os intervenientes.

Ao finalizar a sua intervenção, a Governadora da Província do Huambo sublinhou a necessidade de uma crescente inovação  e aperfeiçoamento dos profissionais no atendimento do grupo alvo acima referido, pois a responsabilidade dos Centros de atendimento não passa apenas pela reabilitação física, mas também no aumento da auto estima do utente, dos seus direitos de cidadania e a sua verdadeira e efectiva integração na vida sócio profissional.

O Simpósio foi assistido por mais de 225 participantes e convidados provenientes das Províncias de Luanda, Bié, Benguela e Huila, bem assim como técnicos de países amigos, nomeadamente Brasil, Cuba e Portugal.

A cerimónia de encerramento foi ainda marcada por um momento de incontida alegria, quando a Fundação LWINI ofereceu à melhor comunicação do Simpósio (para o caso a Província do Bié), um computador destinado a apoiar as actividades do Centro Ortopédico.

De igual modo foram sorteados 3 prémios (bens industriais) entre todos os beneficiários, tendo a Fundação LWINI patrocinado a sua aquisição e oferta.