Centro Materno Infantil do Morro dos Veados

 
O Centro Materno Infantil do Morro dos Veados resulta de uma iniciativa da Fundação Lwini no quadro do seu programa de Saúde, Assistência Social e Médica, tendo como principal parceiro o Governo de Angola, através da Administração Municipal de Belas. O referido Centro situa-se no populoso Bairro das Tendas no Distrito Urbano do Morro dos Veados, tendo com principal grupo alvo as Mulheres gestantes e crianças.
 

Sendo a mortalidade materna e infanto-juvenil um problema de saúde pública, cujos principais problemas ocorrem durante a gestação, este Centro propõe-se prestar um serviço de qualidade à Mulher gestante, através de consultas pré-natais e realização de partos por profissionais de saúde qualificados, num ambiente que reúne todas as condições técnicas necessárias.

A 1ª Pedra do referido Centro foi lançada aos 25 de Maio de 2019 por Sua Excelência a Presidente da Fundação Lwini, Drª Ana Paula dos Santos, na presença de um grupo de individualidades excursionistas ao Município de Belas, tendo as obras se iniciado em Junho do mesmo ano ao abrigo de um contrato de empreitada e com o apoio da Administração de Belas que para o efeito cedeu o referido espaço (terreno), com uma área total de 3 000 m2.

O período de execução das obras de construção foi de 8 meses, tendo orçado em Kzs. 140 534 775,00 integralmente financiados pela Fundação LWINI e que incluem 5 Blocos, nomeadamente: maternidade e berçário, consultas externas de pediatria, internamento, administração e serviços de apoio onde se inclui a Farmácia, Sala de Reabilitação, Lavandaria e sala de esterilização.

Para o funcionamento do Centro foram seleccionados pelo Ministério da Saúde cerca de 50 profissionais do ramo e em diferentes especialidades clínicas e gestão hospitalar, ficando a Instituição dependente da Administração do Município de Belas através do seu órgão Municipal da saúde.

O apetrechamento do Centro contou ainda com o financiamento da Fundação Lwini em cerca de Kzs. 36 379 540,00 a que se associou a FDC – Fundação Ngana Zenza com o fornecimento de equipamentos hospitalares diversos, máquinas de lavar e de esterilização e uma viatura ambulância.

O Centro está ainda dotado de uma rede de energia alternativa (gerador de 150 KWA) e um tanque suplementar de água potável com capacidade para 35 mil litros de água potável.

O custo das doações acima referidas ascende a Kzs 180 000 000,00 o que prefaz um total de Kzs. 356 914 315,00 desta importante doação ao Estado Angolano por parte das Entidades referidas.
O programa inaugural realizado no dia 8 de Abril foi Presidido por Sua Excelência a Drª Ana Dias Lourenço, Primeira Dama da República de Angola, na presença da Presidente da Fundação LWINI, Drª Ana Paula dos Santos, quadros do Ministério da Saúde e Curadores.

Para além do habitual corte da fita, está programada uma visita dirigida às instalações e a doação de 25 Kits de parteiras tradicionais destinadas às Mulheres do Distrito e que prestam um inescusável apoio à comunidade e uma ambulância para os serviços de evacuação.