Presidente da Fundação Lwini Inaugura o 1º Complexo do Ensino Especial, no Município do Dande, Bengo

Para aprimorar cada vez mais o ensino especial na  Província do Bengo, a Presidente da Fundação Dra. Ana Paula dos Santos, inaugurou o primeiro Complexo Escolar do Ensino Especial, localizado na Cidade de Caxito (Açucareira).

O evento contou com a presença da Governadora da Província do Bengo Dra. Mara Quiosa, da Dra. Célia Gisela Mangueira M. Pontes em representação da S. Ex.ª Dra, Ana Dias Lourenço Primeira Dama da República de Angola, do Director Nacional para o Ensino Especial Gabriel Boaventura, Membros do Conselho de Curadores da Fundação Lwini, Membros do Governo Provincial do Bengo, Membros do corpo diretivo do complexo escolar, professores, pais, encarregados de educação e alunos. 

Na oportunidade os convidados visitaram as instalações do novo complexo de ensino que beneficiará 800 alunos com necessidades educativas especiais, do Município do Dande e a outros.

O novo estabelecimento de ensino obedece a padrões recomendados para atender as necessidades educativas especiais das crianças que serão enquadradas. Este equipamento social, foi construído numa área total de 5.000 m2 comportando elementos comuns de acesso e mobilidade, para atender às necessidades daquelas crianças. A escola conta com sete salas de aulas, gabinetes da directora-geral e subdirector pedagógico, área administrativa, sala de reuniões, campo multiuso, sala de recursos multifuncionais, casas de banho para alunos e professores. 

A construção da escola ficou orçada, inicialmente, em 66.803.535.82 kwanzas, valor ao qual foi acrescentado 30.346.919,39 kwanzas para a vedação e apetrechamento da mesma.

O financiamento desta obra resultou dos valores arrecadados no “Baile Lwini 2017”, uma actividade de angariamento de fundos da Fundação Lwini há cerca de 13 anos.

Segundo o Director Nacional para o Ensino Especial, Gabriel Boaventura, a inauguração  deste Complexo Escolar irá contribuir para o acesso à escolaridade e a melhoria do atendimento das crianças do subsistema de ensino primário e secundário dando-lhes deste modo uma oportunidade de se formar e contribuir para o progresso do nosso país.

“Uma verdadeira inclusão especial só é possível com a participação de todas agencias educativas nomeadamente a escola, a família, as igrejas as organizações da sociedade civil entre outras. Este acto que testemunhamos, é a mais viva expressão do compromisso da Fundação Lwini refletidos na visão-missão e nos valores que a norteiam em prol da promoção de uma maior compreensão dos assuntos concernentes a deficiência e da mobilização social para a defesa e a consequente garantia dos direitos da pessoa com deficiência”, frisou  Gabriel Boaventura.

O Director Executivo da Fundação Lwini afirmou que o equipamento social vai contribuír para o futuro das nossas crianças em especial daquelas que devido às mais variadas contingências da vida carecem do nosso apoio em matéria de necessidades educativas especiais.

Durante o evento foi outorgado pelo Director do Gabinete Provincial de Educação o certificado de reconhecimento ao Presidente do Conselho de Administração da Empresa Caxito Rega, S.A Engº João Mpilamosi Domingos na qualidade de padrinho do Complexo Escolar do Ensino Especial do Dande nº 377.