“Empreendedorismo Como Factor de Reintegração em Angola”

Numa iniciativa do Departamento de Projectos da Fundação Lwini, realizou-se na sua Sede um “workshop” dirigido a jovens com necessidades especiais, sendo a sua maioria provenientes de acções formativas no âmbito do Projecto “FORMEI” (projecto de formação de jovens – iniciativa Fundação Lwini e Chevron)

Para dirigir o referido evento, foi convidado o Consultor Hélio Aragão, que voluntariamente acedeu à iniciativa e propôs como abordagem principal o tema: Empreendorismo como factor de reintegração em Angola.

Na sua animada intervenção, Hélio Aragão  esclareceu que o mercado está em constante evolução, havendo por isso necessidade de se apostar na mudança do diferencial competitivo. A este propósito evidenciou que quando um empreendedor aplica ou associa o seu negócio a uma marca ou moda, está a assumir uma atitude diferenciada.

Hélio Aragão deixou uma palavra e encorajamento, aos jovens que independentemente da sua condição física, adquiriram uma profissão através do projecto atrás referido.

Depois da Formação é necessário que criem de forma sistemática algo que seja novo e que os distinga dos demais no mercado.

Não sendo o empreendedorismo uma ciência ou arte, torna-se imperioso que a prática seja uma constante no dia a dia.

Dirigindo-se aos presentes, o Director Executivo da Fundação Lwini, Alfredo Ferreira fez saber que para além de nos propormos comemorar com este evento o 20º Aniversário da Instituição, pretendia-se antes de mais reforçar a capacidade de integração dos nossos jovens no sector produtivo, sendo estas acções formativas um importante mecanismo de actualização e incentivo.

A ocasião foi igualmente aproveitada para apelar aos diferentes parceiros da Instituição, nomeadamente a classe empresarial e as Instituições do Estado, para que cada vez mais seja dada uma oportunidade de emprego a estes jovens. 

Participaram no encontro 30 Jovens beneficiários de várias acções formativas, Membros Curadores da Fundação Lwini, com destaque para a Vice-Presidente, Drª Joana Lina, Ana Maria Guimarães, Ana Monteiro e Liliana Amaro.